Valorizar usado

Foto: Divulgação

Com o mercado de seminovos bem aquecido pinta uma boa chance de vender seu usado por um preço justo. Saiba como deixá-lo impecável para impressionar o comprador

1) GARANTA A PROCEDÊNCIA

Se você for o primeiro dono do carro, mostre que você sempre teve cuidados com ele. Estar com o manual original, as revisões em dia e possuir a chave reserva já são um grande passo para se diferenciar de outros vendedores.

2) BANHO, SEMPRE!

Da mesma maneira que uma noiva não vai ver o noivo descabelado, seu carro tem de estar impecável na hora de conhecer um potencial comprador. Ainda que haja alguma falha na pintura ou para-choques, é melhor mostrar que isso é um detalhe perto do tratamento que o carro teve aos seus cuidados. Use cera, passe glicerina em volta do pneus e valorize os plásticos pretos. 

3) SALA DE ESTAR

O ideal é que você não tenha nenhuma sujeira no interior do carro. Evite usar produtos gordurosos para valorizar as peças. Se os bancos de couro estiverem ressecados, procure um especialista para realçar a aparência do estofado. Limpe bem o teto e revista o volante com alguma proteção.

4) ORIGINAL

Pouca gente gosta de comprar um carro, mesmo usado, que não conserve as características originais. Rodas maiores, partes aerodinâmicas, equipamentos de som e adesivos fora do padrão original pode desvalorizar o carro. Nem pense em vendê-lo com a suspensão rebaixada. Pega mal.

5) REPARO? CUIDADO!

Não faça pequenos retoques na pintura, eles raramente ficam como a pintura original e desvalorizam a venda. Às vezes é melhor deixar um arranhão honesto aparecendo do que um retoque mal feito escondendo.

6) CUIDE DA IMAGEM

Caso vá anunciar pela internet, escolha um local bonito e um fim de tarde ensolarado para fazer as fotos. Elas são a única interação entre o seu carro e um suposto interessado.